1/02/2009

Técnicas Utilizadas para Identificar e Isolar as Bactérias e Meios de Cultura

Coloração de Gram: é possível diferenciar bactérias Gram-negativas (vermelhas ou cor de rosa) de Gram-positivas (cor púrpura) pela capacidade de reter ou não o corante principal, cristal violeta, quando submetido a um tratamento descorante.

Composição Genética: a composição do material genético (DNA) é único para cada espécie.

Semeadura por esgotamento: utilizado para obtenção de colônias puras. Consiste em isolar a colônia de interesse em uma nova placa de petri.

Urinocultura Quantitativa: consiste no diagnóstico de infecção urinária, através da contagem das colônias bacterianas presentes no meio de cultura (CLED).

Crescimento: utilizando-se de meios de cultura, pode-se através da observação das características ( tamanho, cor, forma das colônias) produzidas por uma determinada espécie bacteriana, em cultura, variam com a composição do meio.

Atividades Bioquímica e Metabólica: durante o seu crescimento as bactérias produzem enzimas, produtos e secreções. Algumas espécies produzem ácidos sulfídrico, oxigênio, que permite à sua identificação.

SÉRIES BIOQUÍMICAS: através da verificação das transformações químicas que ocorrem no substrato pela ação do microrganismo pode-se identificar a bactéria. Baseia-se na utilização de carboidratos como fonte principal de energia, na decomposição de compostos nitrogenados (produção de indol, desdobramento da uréia, produção de gás sulfídrico). A série é composta por vários meios de cultura TSI, CITRATO, LISINA, URÉIA, GLICOSE E TESTE DE MOBILIDADE

Meios de cultura: são meios específicos para cultivar microrganismos, constituídos por substâncias que satisfazem as necessidades nutricionais dos microorganismos (PELCZAR, 1997).

Importância: Na microbiologia clínica ou de saúde pública é frequentemente necessária a determinação da presença de um microorganismo específico associado com doença ou com condições de pouca sanidade.

MEIOS SELETIVOS: são elaborados com o objetivo de favorecer o crescimento da bactéria de interesse impedindo o crescimento de outras bactérias. Exemplos: Manitol e MacConkey

Manitol: é um meio salino (7,5% de Cloreto de Sódio) com indicador de pH que provoca mudança da sua cor quando o manitol é fermentado e produzindo ácido, a única espécie capaz de realizar esta tranformação da coloração do meio é Stafhylococcus aureus

MEIO DIFERENCIAL: permite a diferenciação de organismos que cresce no meio, facilita a identificação da bactéria de interesse quando existem outras bactérias crescendo na mesma placa do meio de cultura.

Exemplos: Agar Sangue, contém células vermelhas do sangue, é muito utilizado pelos microbiologistas para identificação de espécies bacterianas capazes de destruir células sanguíneas. Ex: Staphylococcus.


MEIO SELETIVO E DIFERENCIAL: Podem esta combinadas as duas características no mesmo meio, são utilizados para a fácil identificação da colônia da bactéria de interesse.
MacConkey: contém sais biliares e cristal violeta que são inibidores do crescimento de bactérias gran-positivas. Contém também lactose que permite diferenciar bactérias fermentadoras gram-negativas capazes utilizar lactose (colônias vermelhas ou rosas) daquelas que não a utilizam (colônias incolores)

12 comentários:

  1. Anônimo3/24/2010

    Mtoo féra esse Site

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/04/2010

    Para melhorar ainda mais seu blog e a confiança, bem que vc poderia colocar as referências!
    Boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  3. Blog extremamente bem elaborado. Gostei demais. Parabens.
    http://microrganismosperguntaserespostas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/16/2011

    Olá...

    Por acaso você teria algo sobre a difusão em agar pela tácnica do poço.

    Preciso achar o procedimento e método.

    Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/16/2011

    Meu e-mail sobre o post acima: d.l.z@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/06/2011

    Preciso saber o meio de cultura de Enriquecimento

    Silvana Silva - Estudante de farmácia e Bioquímica

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12/25/2011

    Muito Vaga as informações! Precisa ter uma melhor fundamentação teórica.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11/26/2012

    Pouco aprofundado... muito superficial... e escrever StaFhilococcus aureus é o fim hein!!!

    ResponderExcluir