1/03/2009

Hidrólise de Gelatinase


O objetivo desta prova é determinar a capacidade do microrganismo excretar uma enzima hidrolítica extracelular capaz de degradar a gelatina (gelatinase).

A gelatina é uma proteína produzida pela hidrólise do colagénio que abaixo dos 25º C mantém as suas propriedades de gel e é sólida, enquanto acima dos 25º C é líquida.

Determinados microrganismos têm capacidade para produzir a gelatinase, que atua hidrolisando a gelatina em aminoácidos. Se a degradação ocorre não se consegue restaurar as características de gel da gelatina, mesmo a baixas temperaturas (fica líquido).

A hidrólise da gelatina é uma característica importante na diferenciação dos microrganismos e pode também ser usada para determinar a sua patogenicidade.

A liquefacção da gelatina pode ser determinada inoculando-se por picada um meio de cultura nutritivo, em tubo, suplementado com 12% de gelatina. Após incubação a 37º C durante 24 a 48 h, as culturas são colocadas no frigorífico a 4º C durante 30 minutos ou em banho de gelo durante 3 a 5 minutos. Se a gelatina foi hidrolisada pela gelatinase, o meio mantém-se líquido após refrigeração (reação positiva). Se o microrganismo não possui gelatinase, o meio resolidifica durante o período em que está no frigorífico (reação negativa).

Foto: (A) negativo, (B) e (C) Positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário