1/03/2009

Prova do sulfureto de hidrogênio (H2S)


Permite determinar a capacidade dos microrganismos para produzirem sulfureto de hidrogênio (H2S) a partir de substratos como aminoácidos sulfurados ou compostos sulfurados inorgânicos.

Muitas proteínas são ricas em aminoácidos sulfurados, como a cisteína. Quando estas proteínas estão presentes no meio de cultura podem ser degradadas pelas enzimas microbianas a aminoácidos que são utilizados como nutrientes. O aminoácido cisteína, na presença da enzima cisteína desulfurase, perde o seu átomo de enxofre que por sua vez é reduzido pela adição de hidrogênio da água para formar H2S. O H2S é então produzido pela hidrogenação (redução) do enxofre orgânico presente no aminoácido cisteína.

Por outro lado, o H2S pode ser produzido pela redução de compostos sulfurados inorgânicos, como os tiossulfatos (S2O32-), os sulfatos (SO42-) e os sulfitos (SO32-). Quando o meio contém tiossulfato de sódio alguns microrganismos têm capacidade para o reduzir a sulfitos usando a enzima tiossulfato redutase, com libertação de H2S. Os átomos de enxofre atuam como aceitadores de hidrogênio durante a oxidação dos compostos inorgânicos.

O meio de cultura agar SIM contém peptonas (a cisteína é um dos componentes) e tiossulfato de sódio como substratos sulfurados, e sulfato ferroso amoniacal (Fe (NH4)2 SO4) que atua como indicador da presença de H2S. Como o H2S é incolor, e por conseguinte não é visível, o sulfato ferroso amoniacal serve como indicador, pois o ferro combina-se com o H2S formando sulfureto de ferro que é um precipitado negro insolúvel. A presença deste composto ocorre ao longo da linha de inoculação e indica que houve produção de sulfureto de hidrogênio (reação positiva). A ausência do precipitado negro evidencia uma reação negativa.

O meio de SIM é um meio semi-sólido que também pode ser usado para detectar a presença ou ausência de mobilidade nas bactérias e a produção de indol.

9 comentários:

  1. Gleyson José da Silva3/11/2010

    Boa noite!
    Trabalho com purificação de biogás.
    Tenho duvidas se ele me faz mal devido a exposição.
    Que exame posso fazer para detectar o H2S no organismo.
    Obrigado.

    Gleyson - RJ

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/26/2012

    para que serve o tiossulfato nas amostras de anlise de agua para coliformes?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/20/2012

    QUAL O MEIO DE CULTURA QUE INDICA MICRORGANISMOS PRODUTORES DE H2S ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/28/2014

    H2S é um dos gases encontrados nos peidos. PEIDAR EM QUALQUER LUGAR É BOM E FAZ BEM A SAÚDE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/28/2014

    VEJA ESTE BELO VÍDEO DO YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=fpjCixdhXfw
    Enjoy!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/28/2014

    MAIS 2 BELOS EXEMPLOS DO YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=IhEjoT8VlbA
    http://www.youtube.com/watch?v=baVovowWZfs
    Enjoy!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/28/2014

    EXISTEM PEIDOS COM OS MAIS VARIADOS SONS - COM SOM DE URRO DE LEÃO, DE MOTOCICLETA, DE METRALHADORA, DE MOTOR DE FUSCA, DE MOTOR DE VEMAG, COM SOM DE GAU-8 AVENGER (A METRALHADORA DE 30 mm do A-10), ETC.

    ResponderExcluir