1/03/2009

Preparar Meios de Cultura - Caldo Simples

Caldo Simples - formulação:

  • Extrato de carne ............ 0,3 g
  • Peptona ......................... 1,0 g
  • ClorEto de sódio ............ 0,5 g
  • Água destilada .............. 100,0 ml

O ágar simples é obtido adicionando-se 1,0 a 1,5 % de ágar-ágar ao meio de caldo simples (o meio pode ficar um pouco amolecido, a depender da qualidade do ágar). Aumentando-se a concentração de ágar para 2,0% o meio fica bem sólido e pode-se evitar que certos microrganismos se espalhem, como os Proteus.

Preparação

1. Pesar as substâncias e colocá-las em um béquer (a exceção do ágar)

2. Acrescentar a metade dos 100 ml de água destilada ou desmineralizada, medida com uma proveta

3. Dissolver os ingredientes em água agitando continuamente com um bastão de vidro ou com um agitador elétrico (uso de barra magnética), evitando a formação de espuma. Após a formação de uma suspensão homogênea, completar o volume do meio com o restante da água

4. Quando necessário, dissolver os ingredientes do meio de cultura em banho-maria, vapor fluente em autoclave ou utilizando a chama do bico de Bunsen, ou chapa aquecedora elétrica, protegida com tela de amianto, ou ainda em forno de microondas, até a ebulição, agitando sempre. Evitar o aquecimento desnecessário

5. Filtrar em papel de filtro qualitativo para retirar as impurezas

6. Verificar o pH através de potenciômetro ou fita indicadora de pH e ajustar para 7,2 usando solução de ácido lático (0,1 %) ou hidróxido de sódio (1,0 N), com pipeta de 1 mililitro, gotejando aos poucos. O pH do “agar simples” é ajustado antes da adição do ágar-ágar

7. Distribuir 50 ml do meio em tubos de ensaio (5 a 7 ml por tubo)

8. Tamponar os tubos, protegê-los com papel e amarrá-los com barbante

9. Esterilizar em autoclave a 121°C (1 atmosfera de pressão) por 20 minutos. Deixar dois tubos sem esterilizar, incubá-los a 37°C por 24 a 48 horas, para constatar a necessidade de esterilização.

Observação: Alguns meios de cultura são preparados da mesma forma, porém se for necessário utilizar algumas substâncias termolábeis (uréia) ou que reajam com as substâncias dos meios (aminoácidos, açúcares), as mesmas são esterilizadas à parte ou por filtração utilizando Filtro Seitz ou Filtros contendo membranas (de nitrocelulose ou acetato de celulose) com poros de 0,22um de diâmetro (Millipore, Sartorius), e depois incorporadas, assépticamente, ao meio previamente esterilizado. Ainda, podem ser esterilizados por tindalização, também conhecida como esterilização fracionada (100°C por 1 hora por 3 dias consecutivos, intercalados por incubação entre 30 a 45°C), ou a 110°C por 10 a 15 minutos, a depender do tipo e carga microbiana.

5 comentários:

  1. Anônimo4/04/2010

    Favor postar tb o preparo do ágar sangue de carneiro... ajudaria muito oa estudantes!!! Colocar um pass-a-passo desde a maneira correta de desfibrinar o sangue até o preparo do meio.

    Grata

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/05/2010

    GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE PEPITONA. ANIMAL OU VEGETAL, É USADA NESSE CALDO SIMPLES..

    ResponderExcluir
  3. Olá alguém pode me mandar algun documento que explique como isolar e caracteizar bactérias do gênero rizóbio de nódulos de leguminosas? Preciso fazer um trabalho mas não encontro nada a respeito. Por favor.. agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/22/2010

    adorei era o que eu precisava

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/30/2010

    vocês estão de parabéns !

    ResponderExcluir