1/03/2009

Aplicação dos meios de cultura

De acordo com a finalidade bacteriológica ou micológica os meios especiais podem ser classificados em:

Meios de pré-enriquecimento - são aqueles que permitem a dessensibilização de microrganismos injuriados, i.e., para amostras que sofreram algum tipo de tratamento (térmico ou químico). Ex. Água peptonada, caldo lactosado (isolamento de salmonelas de leite em pó).

Meios de Enriquecimento - quando proporcionam nutrientes adequados ao crescimento de microrganismos presentes usualmente em baixos números ou de crescimento lento, bem como microrganismos exigentes e fastidiosos. Esses meios têm a propriedade de estimular o crescimento de determinados microrganismos, mas existem alguns que também podem inibir o crescimento de outros. Ex. Caldo Tetrationato e Selenito-Cistina para cultivo de Salmonelas (líquidos), Caldo Tioglicolato para Clostridium perfringens.

Diferenciais - quando contém substâncias que permitem estabelecer diferenças entre microrganismos muito parecidos, tais como meio de Teague ou Eosina Azul de Metileno (diferencial para coliformes), Ágar MacConkey para a diferenciação de enterobactérias, Ágar sangue, agar Baird-Parker para isolamento e diferenciação de cocos Gram positivos (sólidos).

Seletivos - os que contém substâncias que inibem o desenvolvimento de determinados grupos de microrganismos, permitindo o crescimento de outros. Exemplo: meios com telurito de potássio (para isolamento de Corynebacterium diphtheriae), ágar Salmonella-Shigella (SS) e ágar MacConkey, meios com sais biliares e verde brilhante para isolamento seletivo de Salmonella, meios com 7,5% de cloreto de sódio, meio Baird-Parker, para isolamento de Staphylococcus aureus, meios com antibióticos para isolamento de diversos microrganismos (TSC, SFP, , meio de Blaser, meio de Skirrow, etc.). A maioria deles é também diferencial, permitindo diferenciar as colônias (sólidos) dos microrganismos.

Meios de triagem - meios que avaliam determinadas atividades metabólicas permitindo caracterização e identificação perfunctória ou presuntiva de muitos microrganismos (ágar tríplice açúcar e ferro, meio Instituto Adolfo Lutz, uréia, etc.);

Identificação - prestam-se para a realização de provas bioquímicas e verificação de funções fisiológicas de organismos submetidos a identificação (meios Oxidação/Fermentação, Ágar Citrato, Caldo nitrato, meio semi-sólido, caldo triptofano, meio de Sulfito Indol Motilidade, etc.;

Dosagem - empregados nas determinações de vitaminas, antibióticos e aminoácidos;

Contagem - empregados para a determinação quantitativa da população microbiana (Agar de Contagem em Placas, TSC, Agar Batata Dextrose, Ágar Baird-Parker, etc.);

Estocagem ou manutenção - utilizados para conservação de microrganismos no laboratório, i.e. garantem a viabilidade de microrganismos (Ágar Sabouraud, Meios com leite, Ágar suco de tomate, Ágar sangue, Ágar Simples, meio semi-sólido, etc.).

16 comentários:

  1. Anônimo3/04/2010

    ahhhhhhhh gostei mt ai...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/19/2010

    poxa!! num tem nada falando sobre ágar leite naoo??
    carambaa! jah to horas e horas a procura!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/19/2010

    poxa eh verdade!! tbm estou a procura sobre o Ágar leite! e nunka axo nada! Soh coisas do tipo, ágar sangue, ágar chocolate! mas nada de ágar leite! voces deveriam colokar mais coisas sobre esse assunto!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/13/2010

    bacaninha

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/30/2010

    vocês estão de parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me dizer oq é i.e.???

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10/27/2010

    MUITO BOM ESTOU TIRANDO TODAS MINHAS DUVIDAS SEM PRECISAR SAIR DO SITE!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/01/2011

    BEM ,ESTOU FAZENDO UM TRAB SOBRE "MÉTODOS DE CULTURA ALTERNATIVO", OU SEJA, COMO FZR UMA CULTURA COM MATERIAIS SIMPLES COMO GELATINA,POR EXEMPLO. NÃO ACHO NADA....ALGUÉM PODE ME AJUDAR?!?!?
    É URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  9. i.e significa "isto é"

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/04/2011

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito et´ressante vou ganhar 1 dez no meu seminario

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11/10/2011

    Por que precisa de dois meios seletivos para prova de Salmonella?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/17/2012

    seus burros agar leite é um agar lactosado.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/16/2012

    e eu estou a procura da preparação do agar emb ou teague como queiram.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/16/2012

    gente como é que se faz a tecnica do agar emb hein? é urgente!

    ResponderExcluir
  15. antonio marcos9/13/2018

    gostei dessas explicações! parabéns!

    ResponderExcluir