12/29/2009

Como surgiu a Penicilina

A cena se passa em 1928, no hospital Saint Mary’s, em Londres, no bagunçado laboratório do especialista em bacteriologia Alexander Fleming, um simpático senhor escocês de cabelos brancos, olhos azuis, com jeitão de professor Pardal. Durante dias, ele observava uma colônia de Staphylococcus aureus, o temido bacilo que causa infecção generalizada. Numa certa manhã, ao chegar, percebeu que havia deixado a porta do laboratório aberta e, por isso, uma de suas placas de cultivo de micróbios apresentava manchas de bolor esverdeado. O fungo provavelmente entrara pelo corredor, proveniente do andar de baixo (onde funcionava justamente o laboratório de bolores). Fleming tinha esquecido de colocar a bandeja com a cultura do bacilo na incubadora, como de costume – cansado e doido para sair de férias, o professor até pensou em deixar tudo ali mesmo na bancada, onde os bacilos poderiam crescer mais rápido.

Em vez de se chatear com o incidente da pesquisa embolorada, Fleming resolveu tirar proveito dele e observar o que tinha acontecido ali. Percebeu que o fungo Penicillium notatum havia matado as bactérias. A partir dele, extraiu a penicilina. Mas, afinal, o que havia de tão revolucionário nessa substância? Simples: como a penicilina é um bactericida que não é tóxico para o ser humano, pode ser usada para combater infecções sem enfraquecer as defesas do organismo. “Não inventei a penicilina”, dizia Fleming. “A natureza é que a fez. Eu só a descobri por acaso.”

Fleming, aliás, era o rei do acaso. Anos antes, em 1922, ele estudava a proliferação de micróbios em colônias cultivadas a partir de secreções nasais e, sem querer, por estar resfriado, deixou cair uma lágrima sobre a placa. No dia seguinte, notou que o local onde a lágrima havia caído estava isento de micróbios. Foi então que ele descobriu que tecidos e secreções do corpo humano possuem uma substância – a lisoenzima – que tem a capacidade de dissolver certas bactérias.

Depois da descoberta da penicilina, Fleming ficou paranóico atrás de fungos, chegando a virar motivo de piada. Para dar continuidade a sua pesquisa, comprava qualquer objeto mofado que via pela frente, até mesmo galochas e tecido velho de guarda-chuvas, e vivia revirando a casa de amigos atrás de um ou outro bolorzinho. Fleming investia o tempo todo em estudos e aplicações do remédio em tecidos infeccionados, lavando os ferimentos na pele com a droga ou aplicando-a em olhos infectados. Suas pesquisas, entretanto, ainda estavam longe de considerar a penicilina administrada em comprimidos ou diretamente na veia do paciente – esta sim viria a ser uma grande revolução na medicina. Na época de Fleming, os médicos eram um tanto resistentes a substâncias que pudessem ser injetadas na veia para afastar infecções.

9 comentários:

  1. Ana Karine6/07/2010

    Oi Horikini! excelente tema pra blog, micro é minha paixão! Há, porém, algo de grande valia que poderia ter nos seus posts, as fontes de onde se retirou essas informações, pra além de ajudar a quem faz a pesquisa, dar segurança às informações.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM A SUA HISTORIA,APENAS ACHO QUE DEVIA FALAR SOBRE O ESTAGIÁRIO QUE ESTA NESTA HISTORIA CONTADA AI DE FLEMING.MAIS TA ÓTIMO

    ResponderExcluir
  3. Adalverlane3/29/2011

    Oi Horikini! Ficou massa a sua história excelente.
    Parabéns e um gande abraço1

    ResponderExcluir
  4. Adalverlane3/29/2011

    Oi Horikini! Ficou massa a sua história excelente.
    Parabéns e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/17/2011

    Staphylococcus - bacilo???????

    ResponderExcluir
  6. MATHEUS5/01/2012

    MUITO BOM,SUA PESQUISA FAÇA OUTRAS ASSIM.

    ResponderExcluir
  7. Matheus5/01/2012

    AJUDOU MUITO MINHA PESQUISA !

    ResponderExcluir
  8. esta descoberta só vem corroborar para insentivar os novos ciÊntistas de todo o mundo para a continúa busca do desconhecido...

    ResponderExcluir